A Educação Ambiental é um processo participativo, onde o educando assume o papel de elemento central do processo de ensino/aprendizagem pretendido, participando ativamente no diagnóstico dos problemas ambientais e busca de soluções, sendo preparado como agente transformador, através do desenvolvimento de habilidades e formação de atitudes, através de uma conduta ética, condizentes ao exercício da cidadania.
A Educação Ambiental deve buscar valores que conduzam a uma convivência harmoniosa com o ambiente e as demais espécies que habitam o planeta, auxiliando o aluno a analisar criticamente o princípio antropocêntrico, que tem levado à destruição inconseqüente dos recursos naturais e de várias espécies. É preciso considerar que:
A natureza não é fonte inesgotável de recursos, suas reservas são finitas e devem ser utilizadas de maneira racional, evitando o desperdício e considerando a reciclagem como processo vital;
As demais espécies que existem no planeta merecem nosso respeito. Além disso, a manutenção da biodiversidade é fundamental para a nossa sobrevivência;
É necessário planejar o uso e ocupação do solo nas áreas urbanas e rurais, considerando que é necessário ter condições dignas de moradia, trabalho, transporte e lazer, áreas destinadas à produção de alimentos e proteção dos recursos naturais.
A escola é o espaço social e o local onde o aluno dará seqüência ao seu processo de socialização. O que nela se faz se diz e se valoriza representa um exemplo daquilo que a sociedade deseja e aprova. Comportamentos ambientalmente corretos devem ser aprendidos na prática, no cotidiano da vida escolar, contribuindo para a formação de cidadãos responsáveis.
Considerando a importância da temática ambiental e a visão integrada do mundo, no tempo e no espaço, a escola deverá oferecer meios efetivos para que cada aluno compreenda os fenômenos naturais, as ações humanas e sua conseqüência para consigo, para sua própria espécie, para os outros seres vivos e o ambiente. É fundamental que cada aluno desenvolva as suas potencialidades e adote posturas pessoais e comportamentos sociais construtivos, colaborando para a construção de uma sociedade socialmente justa, em um ambiente saudável.
Com os conteúdos ambientais permeando todas as disciplinas do currículo e contextualizados com a realidade da comunidade, a escola ajudará o aluno a perceber a correlação dos fatos e a ter uma visão holística, ou seja, integral do mundo em que vive. Para isso a Educação Ambiental deve ser abordada de forma sistemática e transversal, em todos os níveis de ensino, assegurando a presença da dimensão ambiental de forma interdisciplinar nos currículos das diversas disciplinas e das atividades escolares.
No sentido de uma Educação Ambiental, a Professora e Presidente da Associação Ecológica Bio Sementes do Brasil Francisca Maria Marques juntamente com o Departamento de Meio Ambiente e Secretária Municipal de Educação de Esperantina insere nas escolas municipais deste município esta prática continuada de educação.
A princípio a proposta de trabalho se dar pela sensibilização do projeto nas escolas da área urbana do município, com palestras sobre conceitos básicos de lixo, coleta seletiva com direcionamento a reciclagem, preservação do rio Longá, degradação ambiental, amostra de objetos reciclados, cartazes, e discussão de demais temas atuais. Posteriormente iniciam-se oficinas temáticas para os alunos, professores e escolas interessados.
Deve lembrar que o município já conta o projeto Educando com a Horta Escolar, que conta com o apoio não só da Professora Francisca Maria como também dos professores João Batista e Ivana Magalhães e da secretária de Educação Vilma Amorim. Este projeto fomenta a idéia de Educação continuada e da sustentabilidade ambiental entre escola e comunidade.
Apesar da pouca divulgação, nosso município conta hoje com ações direcionadas a preservação sustentável do meio ambiente, mais ainda é frágil, pois necessita que você abrace a idéia e contribua de alguma forma com a preservação de nosso planeta.
Apromac e Bio Sementes
A Educação Ambiental deve buscar valores que conduzam a uma convivência harmoniosa com o ambiente e as demais espécies que habitam o planeta, auxiliando o aluno a analisar criticamente o princípio antropocêntrico, que tem levado à destruição inconseqüente dos recursos naturais e de várias espécies. É preciso considerar que:
A natureza não é fonte inesgotável de recursos, suas reservas são finitas e devem ser utilizadas de maneira racional, evitando o desperdício e considerando a reciclagem como processo vital;
As demais espécies que existem no planeta merecem nosso respeito. Além disso, a manutenção da biodiversidade é fundamental para a nossa sobrevivência;
É necessário planejar o uso e ocupação do solo nas áreas urbanas e rurais, considerando que é necessário ter condições dignas de moradia, trabalho, transporte e lazer, áreas destinadas à produção de alimentos e proteção dos recursos naturais.
A escola é o espaço social e o local onde o aluno dará seqüência ao seu processo de socialização. O que nela se faz se diz e se valoriza representa um exemplo daquilo que a sociedade deseja e aprova. Comportamentos ambientalmente corretos devem ser aprendidos na prática, no cotidiano da vida escolar, contribuindo para a formação de cidadãos responsáveis.
Considerando a importância da temática ambiental e a visão integrada do mundo, no tempo e no espaço, a escola deverá oferecer meios efetivos para que cada aluno compreenda os fenômenos naturais, as ações humanas e sua conseqüência para consigo, para sua própria espécie, para os outros seres vivos e o ambiente. É fundamental que cada aluno desenvolva as suas potencialidades e adote posturas pessoais e comportamentos sociais construtivos, colaborando para a construção de uma sociedade socialmente justa, em um ambiente saudável.
Com os conteúdos ambientais permeando todas as disciplinas do currículo e contextualizados com a realidade da comunidade, a escola ajudará o aluno a perceber a correlação dos fatos e a ter uma visão holística, ou seja, integral do mundo em que vive. Para isso a Educação Ambiental deve ser abordada de forma sistemática e transversal, em todos os níveis de ensino, assegurando a presença da dimensão ambiental de forma interdisciplinar nos currículos das diversas disciplinas e das atividades escolares.
No sentido de uma Educação Ambiental, a Professora e Presidente da Associação Ecológica Bio Sementes do Brasil Francisca Maria Marques juntamente com o Departamento de Meio Ambiente e Secretária Municipal de Educação de Esperantina insere nas escolas municipais deste município esta prática continuada de educação.
A princípio a proposta de trabalho se dar pela sensibilização do projeto nas escolas da área urbana do município, com palestras sobre conceitos básicos de lixo, coleta seletiva com direcionamento a reciclagem, preservação do rio Longá, degradação ambiental, amostra de objetos reciclados, cartazes, e discussão de demais temas atuais. Posteriormente iniciam-se oficinas temáticas para os alunos, professores e escolas interessados.
Deve lembrar que o município já conta o projeto Educando com a Horta Escolar, que conta com o apoio não só da Professora Francisca Maria como também dos professores João Batista e Ivana Magalhães e da secretária de Educação Vilma Amorim. Este projeto fomenta a idéia de Educação continuada e da sustentabilidade ambiental entre escola e comunidade.
Apesar da pouca divulgação, nosso município conta hoje com ações direcionadas a preservação sustentável do meio ambiente, mais ainda é frágil, pois necessita que você abrace a idéia e contribua de alguma forma com a preservação de nosso planeta.
Apromac e Bio Sementes
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