DIA DO RIO LONGÁ

No domingo, dia 02 de maio de 2010, o nosso majestoso Rio Longá, será o grande homenageado. É neste dia que comemoramos sua existência.
Após uma expedição feita pelo grupo Bio Sementes, formado inicialmente por dez biólogos e um geógrafo recém formados, no dia 02 de maio de 2002 à nascente do Rio na cidade de Alto Longá, que o grupo começou a trabalhar para que este dia tornasse um marco especial para todos os amantes da natureza e daqueles que têm o desejo de preservar o meio ambiente. Foi somente com a lei Municipal de Número 101/03 de 30 de Abril de 2003, através de um projeto de lei do ex-vereador João José de Araújo, conhecido como João Sabino, que atendeu um pedido dos biólogos que faziam parte do Grupo, atualmente formalizada pela Associação Ecológica Bio Sementes do Brasil, no mandato do prefeito José Ivaldo que veio a tornar-se realidade este sonho, dedicar um dia inteirinho para a reflexão sobre a necessidade de preservação do nosso Rio Longá e mantê-lo, para as gerações atuais e futuras desta fonte de vida, como forma de garantia a melhoria e bem-estar de toda a população e também permitir o privilégio de apreciar a natureza sem transformá-la ou destruí-la.

O Rio Longá nasce na lagoa do Mato ou do Longá, no município de Alto Longá, á uma altitude de 150m, duas léguas distante da cidade. O nome provém dos índios (longás), que habitavam suas margens. Chamou-se, inicialmente, Maratoã. O mesmo percorre 315km, com declividade média de 0,4m/km. Com aproximadamente 3km de extensão de perímetro urbano, o rio Longá separa Esperantina pela margem esquerda e o Município de Batalha pela margem direita. Nessa delimitação do rio faz-se maior referência aos aspectos ambientais devido ser esta a única cidade banhada por esse rio e também por se tratar de um dos trechos mais críticos de todo o seu percurso. Em toda a zona urbana a medida que se aproxima do rio diminui a altitude, isto mostra que a menor declividade do terreno está voltada para as margens do rio, fazendo com que todo o esgoto doméstico, industrial, hospitalar e dos postos de lavagens de veículos são carreados naturalmente para dentro do rio. Outros problemas que afligem toda a extensão do rio, deste sua nascente até desaguá no Parnaíba, são as queimadas e os desmatamento para as roças e criação de animais, que formam as bacias de areia no meio do rio devido a erosão e assoreamento. A fauna fluvial é bastante atingida pela poluição e pesca predatória em períodos proibidos.

0 comentários: